terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Primeiro de Choque - Batalhão Coronel Mar. Onde se forja o aço mais forte da PMAM.


O Primeiro Batalhão de Choque é oriundo da Companhia Independente de Polícia de Choque (CIPChq), criada em 16 de janeiro de 1978, através do decreto nº 4.136,  tendo como primeiro comandante o então Cap QOPM Raimundo Carlos Daniel MAR, hoje Cel QOPM R/R.
Cia de Choque, no Japiim. Atual CAS- PMAM
 Um fato que merece destaque foi a criação da oração do guerreiro de Choque de autoria do então 1º Ten QOPM James pedrosa CASTELO BRANCO. Posteriormente foi criado o Batalhão de Policiamento especial (BPE), atráves do dcreto nº 15.528, de 06 jul 93, passando, portanto, a Companhia de Choque a integra-lo. Quando da incorporação ao BPE, a Companhia era organizada em Pelotões de Choque, Pelotão Gate e Pelotão de Comando e Serviços. O BPE passou por uma reestruturação e através do Decreto nº 16.162, de 09 ago 94, a nova estrutura era integrada por uma Companhia de Choque, Companhia de Operações Especiais (antigo Pelotão GATE da CPChq, criado através de Portaria nº 885/AjG-90 de 19 dez 90), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), Companhia de Policiamento Especializado (CPE) e Pelotão de Comandos e Serviços (PCSv).
Oração do guerreiro de Choque
 Em virtude  da necessidade de adequação da estrutura organizacional da PMAM e visando melhorar o desempenho no atendimento a demanda de ocorrências especiais, através do Decreto nº 22.774, de 22 jul 02, foi criado o Comando de Policiamento Especial (CPE), tendo como Unidades subordinadas o Primeiro Batalhão de Choque (1º BPChq), a ROCAM - Rondas Ostensivas Cândido Mariano (oriunda do pelotão ROCAM da COE) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon) (antigo EPMon). Uma vez que o regulamento Geral da PMAM estava em fase de elaboração quando foi expedida a Portaria nº 885/AjG, de 23 out 02, do Cmt Geral da PMAM que ativou o CPE e atribuiu ao 1º Batalhão de Choque, a missão de : Realizar policiamento ostensivo de choque, nos processos a pé e motorizado, com cães e operações especiais, sendo integrado pelas Subunidades especiais: Companhia de Choque (CPChq), Companhia de Operações Especiais (COE), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e Pelotão de Comando e serviço Especiais (PCSEsp).
1º Batalhão de Choque, quando criado, no distrito industrial.
Atualmente 2º Batalhão de Choque - ROCAM
 Através da Resolução nº 029, de 03 dez 02, do Cmt Geral, o Batalhão de Choque passou a denominar-se Batalhão Coronel MAR em homenagem ao primeiro comandante da então Companhia Independente de Choque e através da resolução nº 31, de 30 abril 03, ficou estabelecida a data de 24 de junho, como data oficial de comemoração do aniversário do Batalhão Coronel MAR, em virtude de ser a data do nascimento do Guerreiro de Choque, cujo nome foi atribuído ao 1º Batalhão de Choque. Os Comandantes precursores do 1º BPChq foram o então Maj QOPM ALMIR DAVID e o TC QOPM DUTRA. o Major QOPM CLEDEMIR atualmente comanda o Batalhão.
1º Batalhão de Choque, hoje no KM 17 da Am010

2 comentários:

  1. Suo jardsom mar ,..tenho orgulho de saber que meus antepassados fizeram sua parte para essa SOCIEDADE DESCANSA EM PAZ MEU TIO...

    ResponderExcluir
  2. Suo jardsom mar ,..tenho orgulho de saber que meus antepassados fizeram sua parte para essa SOCIEDADE DESCANSA EM PAZ MEU TIO...

    ResponderExcluir